quarta-feira, 27 de março de 2013

Atividades - O que você aprendeu!


Atividades:




1) Qual a diferença entre as colônias do Norte e as colônias do sul, na colonização inglesa na América?











2) Explique o comércio triangular.













3) Relacione a Guerra dos Sete Anos (1767-1773), entre Inglaterra e França e a independência dos Estados Unidos.











4) Faça a correspondência:



a) Lei do Açúcar b) Lei do Selo c) Lei do Chá d) Lei dos Intoleráveis



( ) Adoção de medidas legais visando conter o clima de revolta das colônias, tais como o fechamento do

porto de Boston.

( ) Cobrança de uma taxa sobre documentos, jornais, etc.

( ) Concessão do monopólio da venda do chá nas colônias a Companhia das Índias Orientais.

( ) Proibição de importação do açúcar, que não fosse das Antilhas britânicas.





5) A respeito do processo de independência norte-americano, não podemos afirmar:



a) George Washington foi o principal redator da declaração de independência dos Estados Unidos.

b) Em 5 de setembro de 1774, houve na Filadélfia o 1º Congresso com os representantes das colônias

norte-americanas, protestando contra a Lei dos Intoleráveis.

c) O Segundo Congresso Continental da Filadélfia, ocorrido em maio de 1775, conclamou os cidadãos

americanos às armas.

d) A guerra pela independência norte-americana teve sangrentos conflitos, que culminaram com a vitória das tropas americanas.



6) No plano filosófico, podemos afirmar que o processo de independência norte-americano foi

impulsionado pelo:



a) Absolutismo b) Mercantilismo c) Iluminismo d) Agrarismo



7) Sobre a guerra pela independência norte-americana, assinale a alternativa correta:



a) A Batalha de Lexington, em 1775, foi o marco decisivo das tropas americanas sobre os ingleses.

b) As tropas americanas lutaram sempre sozinhas contra as forças inglesas, vencendo-as em abril de 1781.

c) A França só decidiu participar da luta pela independência americana após a Batalha de Yorktown, em

1781.

d) Na etapa final da luta pela independência norte-americana, a ajuda militar e financeira de países como

a França foi decisiva para garantir a vitória das tropas americanas sobre os exércitos ingleses.



8) Complete:



a) Em 1787 foi proclamada a____________________________________, que adotava a

forma________________________de governo e dividia os poderes do Estado

em__________________,________________________e_______________________.

b) O primeiro presidente dos Estados Unidos foi_________________________________.





9) "Consideramos evidentes as seguintes verdades: que todos os homens foram criados iguais; que

receberam de seu Criador certos direitos inalienáveis; que entre eles estão os direitos à vida, à liberdade

e à busca da felicidade."(Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, 2 de julho de

1776.)



Esta passagem nos mostra:



a) O desejo do Congresso Continental de delegados das Treze Colônias no sentido de empreender reformas

profundas na sociedade do novo país.

b) A utilização de categorias do Direito Natural Racional, no contexto das idéias do Iluminismo, defendidas

por John Locke.

c) Que o Congresso Continental, apesar de rebelde à lnglaterra, permanecia fiel ao ideário do

absolutismo, pois deste emanavam os ideais que defendia.

d) Que os delegados das Treze Colônias tinham uma concepção ingênua e equivocada das sociedades

humanas.





10) Coloque V(verdadeiro) e F(falso) para as seguintes afirmações:



a) ( ) A independência dos Estados Unidos, não significou a liberdade para toda a população, pois a

escravidão negra foi totalmente mantida.

b) ( ) Com a independência dos Estados Unidos, os índios e as mulheres, passaram a desfrutar na

prática, dos mesmos direitos dos proprietários de terras e burgueses.

c) ( ) A independência dos Estados Unidos foi uma revolução política e, sobretudo, social, pois marcou a

libertação dos escravos.

d) ( ) A independência dos Estados Unidos, é considerada a primeira revolução americana, pois foi o

primeiro país a romper com o sistema colonial e adotar na prática política as idéias iluministas.

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